Você está aqui: Início » Incorporável » Órgãos do Governo

Órgãos do Governo

Órgão é uma unidade do Poder Executivo Federal (como ministério, secretaria ou entidade) responsável pela execução de políticas públicas e/ou pela administração do Estado.

As informações apresentadas pelo Portal estão relacionadas a algum órgão. É possível ver, nos painéis e nas consultas à ferramenta, as despesas executadas por determinado órgão, dados de servidores, os imóveis funcionais sob gestão da entidade, entre outras informações.

Essa visão por órgão só é possível porque os sistemas que fornecem os dados para publicação no Portal também utilizam estruturas de órgãos para registro das informações. Contudo, esses sistemas utilizam estruturas de órgãos diferentes, com níveis e formas de detalhamento distintos entre si.

Essas distinções devem-se à própria diferença entre os temas tratados em cada sistema. No Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), por exemplo, utiliza-se o conceito de unidade organizacional (UORG) para efeito de alocação dos servidores. Já no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federa (Siafi) utiliza-se o conceito de unidade gestora (UG) para execução das despesas.


O Portal mostra informações de diferentes sistemas e bases de dados sobre cada órgão.

Para que o Portal utilize uma estrutura única de órgãos, foi realizada compatibilização entre as estruturas do Siape e Siafi. Além disso, foi feita integração da estrutura desses sistemas com o Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (SIORG), que contém informações organizacionais do Poder Executivo Federal (administração direta, autarquias e fundações). Ademais, quando há uma reforma ministerial, o Portal procura manter a mesma lógica de migração de estrutura utilizada nos sistemas para sua reorganização.

Para consultar os órgãos do governo no Portal, acesse o painel de Órgãos ou use a busca.

 

Outras Informações

Para mais informações e detalhes sobre o tema, consulte os links abaixo: