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Usando o Portal

O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

O Governo Federal transfere recursos para os 5570 municípios brasileiros, investe diretamente bilhões para a execução de políticas públicas e usa diferentes instrumentos e processos para levar serviços públicos a todos os brasileiros. Num sistema tão grande e complexo, é difícil controlar tudo que está sendo feito e como está sendo executado. Por isso, a CGU criou, em 2004, o Portal da Transparência.

O Portal da Transparência é uma ferramenta desenvolvida para permitir que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha uma participação ativa na discussão das políticas públicas e no uso do dinheiro público. Chamamos isso de Controle Social. O Portal traz ferramentas e informações para facilitar essa atividade. São dados sobre as despesas e receitas públicas, as licitações e contratações, os servidores públicos, os fornecedores e muito mais. 


O CONTROLE SOCIAL

É possível acompanhar uma série de situações pelo Portal. Quer ver alguns exemplos?

Viu só? São muitas as possibilidades com o Portal da Transparência.


FORMAS DE NAVEGAR

O Portal da Transparência foi desenhado de maneira em que há muitos caminhos para se chegar nas informações. Por exemplo: você pode explorar o painel do Bolsa Família e depois ver quanto foi repassado para sua cidade; ou você pode navegar pelo painel da sua cidade e depois ver quanto de Bolsa Família foi repassado para lá. Aqui vão algumas dicas para sua navegação:

Vale ressaltar que você também encontra diversos links úteis no Portal, pela Rede de Transparência. Os links serão apresentados quando você utilizar a ferramenta de busca ou acessando a seção Rede de Transparência. Faça um teste na busca: encontre o portal de transparência do seu estado digitando "porta da transparência [NOME DO SEU ESTADO]" 


OUTRAS FERRAMENTAS

O Portal traz muitas outras ferramentas para você ter uma participação ativa no controle do gasto público. Quer exemplos?


MAIS INFORMAÇÕES E DENÚNCIAS

Pode ser que sua navegação pelo Portal da Transparência instigue você a ir atrás de um contrato ou um projeto, por exemplo. Nesse caso, é importante lembrar que a Lei de Acesso a Informação garante aos brasileiros o direito de solicitar documentos, dados e informações. O jeito mais fácil de fazer isso é acessando o Sistema de Informações ao Cidadão (e-SIC), que permite a requisição online, de forma fácil e sem custos.

Agora, se a sua ação de controle social encontrou fatos que levem a uma denúncia, utilize o Sistema de Ouvidorias (e-Ouv) para relatar o seu achado.